quarta-feira, 8 de abril de 2015

Agora o assunto é com as Mulheres: Tem algo errado na cama?


É comum pensar que as disfunções sexuais (como ejaculação precoce e a impotência no caso dos homens), pertencem somente ao universo masculino, entretanto isso não é verdade, muitas mulheres também sofrem com isso. Na verdade, segundo a Fisioterapeuta especializada em Fisiosexologia, Drª. Priscila Calil Hermann, disfunções sexuais são mais comuns em mulheres que em homens.
 disfunções sexuais feminina

Segundo a especialista as disfunções sexuais femininas mais comuns são as relacionadas ao orgasmo. “Podem chegar a acometer 80% das mulheres com vida sexual ativa”, explica a fisioterapeuta da Centro Perfecto 
No caso das mulheres as disfunções são:

Desejo sexual Hipoativo
Diminuição ou ausência total de desejo de ter relação sexual;
Aversão Sexual
Ansiedade, repulsa e/ou medo de manter relações sexuais;
Frigidez
Inabilidade persistente ou repetida de manter ou adquirir lubrificação vaginal até o fim da relação sexual. Com pouca ou nenhuma sensação de excitação;
Anorgasmia
Incapacidade de atingir o orgasmo;
Dispareunia
Dor na relação sexual;
Vaginismo
Contração involuntária dos músculos próximos à vagina que impedem a penetração;
Disfunção sexual 
por condição médica
Problema orgânico que gera problemas sexuais (diminuição de desejo devido a Diabete Melito);
Disfunção sexual induzida 
por substâncias
Problema sexual pelo uso de algumas substâncias (diminuição do desejo sexual por uso de altas doses de sedativos hipnóticos, como o diazepam).
 
Diagnóstico
Mesmo as disfunções sexuais sendo bastante comuns em mulheres, a Dra Priscila explica que as mulheres levam mais tempo para buscar ajuda. “Elas aceitam melhor que têm um problema, mas convivem com mais facilidade com ele. Por isso demoram mais para buscar ajuda”, conta.

A fisioterapeuta explica que o diagnóstico funcional ou fisioterapêutico é feito com uma avaliação da musculatura e inervação da vagina e da vulva.
Idades
Não existe uma idade em que essas disfunções sexuais sejam mais comuns. A Drª Priscila explica que as disfunções podem ser primarias ou secundárias:

                Primárias – desde as primeiras relações sexuais;
       Secundárias – iniciam após algum evento como gestação, cirurgias, diabetes, depressão, entre outros.
 

Cura
A fisioterapeuta explica que as disfunções que podem ser tratadas com a fisiosexologia são as funcionais, ou seja, as que são originadas por deficiências da função erótica e que tem componentes físicos envolvidos. São esses: a dispaneuria, dificuldades com orgasmos e desejo sexual hipoativo.
“As disfunções sexuais funcionais têm um alto índice de melhora, mas tudo vai depender da pessoa querer mudar seu comportamento sexual”, finaliza Dra. Priscila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário